Em 1952 Alexander Sand Douglas, que fazia doutorado em matemática pela Universidade de Cambridge, decidiu desenvolver uma tese sobre a interação humano-computador. Para isso, ele criou o OXO ou Naugths and Crosses ou Tic-Tac-Toe, mais conhecido como jogo da velha por nós brasileiros. Para isso Douglas usou um computador revolucionário para sua época, o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator).
O EDSAC representou um marco na história da computação e foi pioneiro em várias inovações. Um dos avanços mais importantes foi a capacidade de exibir um mapa de sua memória em um pequeno monitor CRT como uma matriz de pontos de 35 x 16. Este recurso era usado principalmente para ajudar a depurar programas, mas também podia ser usado para criar imagens no monitor manipulando pontos específicos na matriz. Um recurso que Douglas aproveitou ao máximo no seu jogo.

Para jogar usava-se um disco com números de 0 a 9, como os de antigos telefones, sendo que cada um dos números representava uma posição a ser escolhida para fazer a jogada, onde se discava o número escolhido para fazer sua marcação. O jogo não estava disponível para o público em geral e podia ser jogado somente no laboratório de matemática da Universidade de Cambridge com uma permissão especial, já que tanto o computador, quanto o jogo eram destinados apenas para fins de pesquisa acadêmica.

Depois que o programa cumpriu sua finalidade foi descartado do hardware original. Mas ele está descrito na dissertação de Douglas e, por isso, temos conhecimento completo sobre seu funcionamento. Também há um emulador do hardware do EDSAC chamado “The EDSAC Simulator“, criado por Martin Campbell-Kelly, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Warwick na Inglaterra e que roda uma versão do OXO exatamente como na época de Douglas.

