12 de dezembro de 2025

Pong e seus Clones

A Atari já vinha sofrendo com diversos clones de seu jogo Pong nos arcades, já que a concorrência não demorou muito para sentir o cheiro do dinheiro e lançar máquinas com jogos praticamente idênticos ao original. Allan Alcorn disse que Bushnell os chamava de “chacais”, mas a Atari pouco fez legalmente para barrar a concorrência. A estratégia de Bushnell era criar novas versões mais complexas do Pong e novos jogos cada vez mais inovadores dificultando a vida dos clonadores e dando um ar de pioneirismo à marca Atari. Na cabeça de Bushnell, enquanto os concorrentes tentavam copiar o último lançamento, não estavam criando nada novo. As empresas de jogos Bally e Midway, que mesmo concorrentes, tinham um bom relacionamento com a Atari, optaram por licenciar o Pong e lançar arcades com suas próprias marcas. Entretanto muitas outras empresas simplesmente copiaram o jogo descaradamente, como a Allied Leisure que lançou a máquina Paddle Battle em 1973 e, quando a Atari alterou o jogo para permitir quatro jogares simultâneos, eles simplesmente lançaram dois novos arcades chamados de Tennis Tourney e Ric-o-chet.

A febre do Pong não se limitou aos Estados Unidos, a Atari exportava suas máquinas para o mundo todo e clones começaram a pipocar na Europa e na Ásia. Até as então pouco conhecidas SEGA e Nintendo lançaram clones de Pong no Japão. A explosão de clones do jogo Pong atingiu seu ápice com o sucesso de vendas do Home Pong pela Sears e pela Atari. Dezenas de empresas lançaram suas versões domésticas de Pong a partir de 1976. Havia pelo menos 75 empresas lançando ou que lançariam sua versão de Pong nesse ano. O mercado foi inundado por todo tipo de equipamento dos mais variados tipos e qualidades. O Pong virou uma febre nos Estados Unidos e em várias partes do mundo. Quem não gostou nenhum pouco disso foram Ralph Baer e a Sanders, donos das patentes que originaram o Odyssey, descontinuado oficialmente em 1975, e do jogo Table Tennis, que inspirou o Pong. A Sanders, então, pressionou a Magnavox, licenciada oficial para produzir o videogame de Baer, a exigir seus direitos: ou os concorrentes pagavam o licenciamento ou tiravam seus produtos do mercado. Ninguém deu muita atenção quando a Magnavox começou a enviar os avisos de violação de patentes. Segundo Baer, a Atari foi notificada extrajudicialmente várias vezes e nunca deu nenhum retorno ou satisfação. Assim a Magnavox acionou judicialmente todos os fabricantes de videogames Pong, arcade ou doméstico, dos Estados Unidos a partir de 1974. Atari, Allied Leisure, Bally, Midway, Sears, Nutting, Williams Electronics, Mattel, Activision, Nintendo e muitos outros foram processados pela Magnavox/Sanders ao longo dos anos e não só pelo jogo Pong. Essa briga por licenciamentos acabou sendo mais lucrativa para eles do que as vendas do Odyssey. Estima-se que os valores recebidos tenham passado dos US$ 100 milhões.

Telstar Colortron. Um clone do Pong licenciado pela Maganavox. Foto de Evan Amos – Obra do próprio – Reprodução autorizada

TV-Game era a linha clones de PONG da Nintendo. Um clone do Pong licenciado pela Maganavox. Foto de Greg Dunlap – Creative Commons

Em entrevistas, Bushnell disse que os advogados da Atari o aconselharam a dar continuidade no processo pois tinham confiança que poderiam ganhar da Magnavox no tribunal. Entretanto, Bushnell fez as contas e achou o custo do litígio alto demais para as finanças da Atari optando por fazer um acordo fora dos tribunais. Analisando essa decisão atualmente, vê-se o quão acertada ela foi, nenhum dos outros fabricantes que foram até o final com o processo ganharam. A patente de Baer era bem abrangente e detalhada, definindo um aparelho eletrônico de jogos ligado a um televisor. Até a Nintendo, já na terceira geração de videogames, teve que pagar royalties para a Magnavox/Sanders por causa dessas patentes.

Em junho de 1976 a Atari fechou um acordo com a Magnavox, estimado em US$ 1.5 milhão, e licenciou a tecnologia de Baer para o Pong e outros videogames que viriam. No acordo a Atari pagou US$ 700 mil, uma pechincha segundo Bushnell, dando à Magnavox direitos sobre todos os produtos lançados pela Atari entre junho de 1976 e junho de 1977. Isso fez a Atari esconder todos os seus projetos importantes durante esse período, inclusive um projeto em desenvolvimento chamado internamente de Stella.

Unisonic Tournament 2000 Game System. Um dos muitos clones do Pong. Foto de Anton Chiang – Creative Commons.

Apesar dos processos, os novos fabricantes de Pong não se intimidaram. Com o sucesso do Home Pong, uma enxurrada de novos consoles desse estilo de jogo foram lançados no mercado. Haviam tantos concorrentes fazendo basicamente a mesma coisa que o mercado norte-americano de videogames sofreu sua primeira saturação em 1977. Haviam fabricantes demais, lançando versões e mais versões de aparelhos com o mesmo jogo, mas os principais players, como a Atari, já se preparavam para elevar o nível da disputa.