Quando falamos de videogames, o Japão é um mercado a parte. Atualmente os japoneses ditam as regras no mercado de consoles e um grande número de jogos são lançados exclusivamente naquele país. Só que nem sempre foi assim. Durante a década de 1970 o Japão basicamente copiava o que acontecia no mercado dos EUA, sendo inundado por jogos de Pong, tanto arcades quanto domésticos. Marcas que alguns anos depois dominariam o mercado, como a Nintendo e a SEGA, limitavam-se a lançar máquinas de Pong. Mesmo com a mudança no mercado americano a partir de 1976, com fabricantes lançando videogames com jogos em cartuchos, o mercado japonês continuou lançando novos consoles de Pong, talvez esperando para ver o que aconteceria. Foi somente em 1979 que a Bandai, uma tradicional fabricante de brinquedos no Japão e que já vinha tendo relativo sucesso no mercado de Pongs com os consoles TV Jack 1200, TV Jack 1500 e TV Jack 3000, resolveu inovar e lançou o Super Vision 8000, o primeiro console baseado em cartuchos e o primeiro da segunda geração no mercado japonês. Mas a história não começa em 1979.
Em meados de 1978, a Bandai deu início ao desenvolvimento de um console de videogame que teria um microprocessador central e jogos que seriam vendidos separadamente em cartuchos contendo o programa dos jogos em um chip ROM. Inicialmente o console em desenvolvimento foi chamado de TV Jack 8000, seguindo a nomenclatura da linha já existente. Como a Bandai não tinha nenhuma experiência no desenvolvimento nesse tipo de tecnologia acabou gastando muito dinheiro em pesquisa e desenvolvimento e, por fim, contratou uma empresa chamada Logic Systems International (L.S.I) para ajudar no desenvolvimento.
Em setembro de 1979 a Bandai apresentou seu novo console na Tokyo International Toy Fair, já com seu nome definitivo: Super Vision 8000. A alteração do nome deveu-se as claras diferenças entre o novo videogame e seus antecessores. Durante a feira nenhum jogo foi anunciado, já mostrando o que viria pela frente, ou melhor, o que não viria.
O Super Vision 8000 foi lançado oficialmente em dezembro de 1979 e era acompanhado do cartucho com o jogo “Missile Vader”, um clone descarado de Space Invaders e que era o único jogo disponível no laçamento do console.
O preço de lançamento do Super Vision 8000 pareceu refletir todo o custo envolvido em seu desenvolvimento. Lançado por 59800 ienes, algo em torno de US$ 250 em 1979, era um valor absurdamente alto para o público japonês que encontrava opções muito mais baratas para jogar.

O Bandai Super Vision 8000. Foto Retroonly. Creative Commons.
Houve ainda uma polêmica entre o Super Vision 8000 e o Intellivision da Mattel. O design dos dois é muito parecido, principalmente os controles, mas as semelhanças paravam aí. A arquitetura de hardware era bem diferente já que o sistema da bandai usava uma arquitetura baseada no microprocessador Z80 de 8 bits, fabricado pela NEC, enquanto a Mattel usava um chipset da General Instruments de 16 bits. Mesmo assim, ainda hoje, colecionadores e aficionados discutem quem copiou quem. O consenso é que a Bandai estava na frente do desenvolvimento, mas é impossível afirmar se a Mattel se baseou ou não no design da Bandai. Houve, na época, até burburinhos de que a Bandai processaria a Mattel, mas o que de fato aconteceu é que a Bandai se tornou distribuidora exclusiva do Intellivision no Japão e o assunto foi encerrado.
No fim, o Super Vision 8000 foi um fracasso retumbante. Caro e com pouquíssimos jogos, 7 ao todo, que eram, ainda por cima, inferiores aos jogos de concorrentes como Atari e Mattel. Ele durou oficialmente até 1982 e figura atualmente entre um dos consoles mais raros e caros que se pode ter em uma coleção. Poucas unidades foram vendidas e ainda menos sobreviveram à passagem do tempo, tornando uma tarefa árdua encontrar um Super Vision 8000, funcionando ou não, para comprar.

Jogo Missile Vader que acompanhava o console. Um dos poucos jogos lançados. Foto Ricardo Cividanes da Silva.
O Super Vision 8000 foi descontinuado em detrimento do Mattel Intellivision, que era mais simples e rentável para ela. Com o fim do Intellivision a Bandai concentrou-se no desenvolvimento de jogos e só voltou ao desenvolvimento de consoles de videogame na década de 1990, com pouquíssimo sucesso.
Resumo
Nome Oficial:
Fabricante:
Data de Lançamento:
Descontinuado:
Regiões de Lançamento:
Jogos Lançados Oficialmente:
Preço no Lançamento:
Preço Atualizado 2025:
Unidades Vendidas Oficialmente:
SuperVision 8000
Bandai
Dezembro de 1979
1982
Japão
7 Jogos
59800 ienes / US$ 248
US$ 978
Desconhecido
Ficha Técnica
CPU:
Velocidade da CPU:
Memória RAM:
Vídeo:
Resolução de Tela:
Cores:
Áudio:
NEC D780C (clone do Z80) de 8 bits
3,58 MHz
Não tem memória no console. É embutida em cada cartucho
Texas Instruments S68047P
256×192
16 cores
General Instrument AY-3-8910 com 3 canais e um gerador de ruído
Controles:
2 controles com disco direcional de 16 posições e teclado de 12 botões, botão de disparo lateral, conectados por cabo e fixos ao console.
Mídia dos Jogos:
Cartucho com ROM de capacidade desconhecida
Saída de Vídeo:
Sinal de vídeo RF modulado
