11 de dezembro de 2025

Radofin 1292 Advanced Programmable Video System e Interton VC 4000

Interton-Electronic-VC-4000-Console-01

Sistemas baseados em processadores da Signetics foram muito comuns na Europa entre os anos de 1978 e 1984. Uma infinidade de consoles foram lançados por toda a Europa usando a mesma arquitetura sendo o Radofin 1292 APVS e o Interton VC 4000 os primeiros e mais emblemáticos. Mas a história de como esses consoles surgiram começa bem antes com uma fabricante de microprocessadores americana: a Signetics.

A Signetics International Corporation, fundada em 1961 por ex-funcionários da Fairchild Semiconductor desenvolveu um microprocessador muito poderoso em 1972, o 2650. Ele superava todos os seus concorrentes na época como os Intel 4004 e 8008. Entretanto a Signetics estava ocupada em um projeto para a Douby Sound Systems e deixou o 2650 de lado. Esse microprocessador só voltou a tona quando a fabricante microeletrônicos Philips comprou a Signectics em 1975 e colocou o 2650 em produção nesse mesmo ano, só que os 3 anos que se passaram cobraram seu preço. Em 1975 o Signetics 2650 era só mais um microprocessador entre tantos do mercado e tinha concorrentes de peso como a Intel, Fairchild, Motorola e MOS Technology.

Com a injeção de dinheiro, a Signetics continuou evoluindo seu microprocessador e outros chipsets que tornariam possível a construção de um sistema computacional completo de maneira mais simples. Não há documentação sobre isso na Philips e em lugar nenhum, mas de modo a demonstrar a usabilidade e poder do seu microprocessador a Philips/Signetics criou uma arquitetura base. Foi essa arquitetura desenvolvida por eles  e baseada no microprocessador Signetics 2650 e no processador de vídeo Signetics 2636 que foi base para uma enorme gama de consoles que inundaram o mercado europeu. A Radofin era uma fabricante inglesa de eletroeletrônicos fundada em 1974 e, ao que tudo indica, foi a primeira a projetar algo com esse conjunto de chips a partir de 1976. Só que a Radofin só lançou o seu sistema de videogame com marca própria em 1979 com o nome de Radofin 1292 AVPS já utilizando a versão revisada: o microprocessador Signetics 2650A. O forte da Radofin era fabricar para outras marcas. Eles tinham uma fábrica em Hong Kong e de lá fabricaram muitos consoles para várias marcas na Europa, Austrália e Nova Zelândia. Laury Scott, CEO da Radofin Hong Kong e membro da família que detinha 49% da empresa, contou como funcionava: “Construíamos produtos para outras marcas. Podia ser com nosso próprio design, o design deles ou uma combinação dos dois.”. Ainda segundo ele, a Radofin projetava e revendia para grandes marcas dos EUA e Europa, outras vezes o próprio cliente trazia o projeto ou até mesmo o produto acabado e pedia para eles fabricarem. Inclusive, a Radofin fabricou muitos dos modelos de Intellivision americanos para a Mattel e, posteriormente, os ajudou a desenvolver a versão PAL para o mercado europeu, o qual também fabricou para a Mattel.

Radofin 1292 Programmable Video System. Foto Marty, Museo Del Videojuego. Reprodução Autorizada.

Já a Interton era uma fabricante de aparelhos auditivos e calculadoras de bolso que já vinha flertando com videogames quando lançou o Interton Video 2000, um dos primeiros clones do jogo Pong lançado na Alemanha. Eles lançaram o Interton VC-4000 em 1978 e, ao contrário de muitas marcas europeias, a Interton não usou ou contratou a Radofin para projetar ou construir seu console. Na realidade não há nenhum documento que as relacione nessa época ou posteriormente. Entretanto, apesar da entrada de cartuchos ter uma pinagem diferente, os jogos são totalmente compatíveis.

Mas como duas empresas tão distantes uma da outra lançaram dois consoles de videogames diferentes com exatamente a mesma arquitetura? Simples. O projeto não é totalmente delas.

A resposta está na fabricante do microprocessador: a Signetics e na sua nova controladora, a Philips. As vendas da linha de microprocessadores Signetics 2650 estavam indo bem devagar em 1976/1977. Então eles projetaram um hardware para videogame/computador baseado no seu chipset. Nos EUA as empresas não tiveram muito interesse na arquitetura, entretanto na Europa a história foi bem diferente. Tanto a Radofin quanto a Interton iniciaram seu projeto de videogame baseados em cartuchos em meados de 1977 e eles foram, na realidade, os primeiros de muitos. Não há documentação que corrobore isso e toda a informação vem de pessoas que viveram essa época e contaram em um fórum ou outro na internet, além de um grupo de entusiastas que foi recolhendo informações e montando o quebra-cabeça.

Interton VC 4000, em essência, o mesmo console feito pela Radofin, mas com slot de cartucho com pinagem diferente. Foto Evan Amos. Reprodução Autorizada.

As datas de lançamento dos dois consoles não são claras, mas o Interton VC 4000 parece ter sido lançado primeiro em 1978, exclusivamente na Alemanha, e o Radofin 1292 foi lançado mais ou menos na mesma época, só que na Inglaterra.

O interessante sobre os dois consoles é que os jogos são totalmente compatíveis entre os dois sistemas, entretanto a pinagem dos cartuchos é diferente, denotando que a Philips adaptava alguns detalhes do projeto de acordo com necessidades do cliente.

Em conversa com Laury Scott ele contou que a Signetics ofereceu seu hardware para a Radofin e diversos outros clientes, vários dos quais terceirizaram a construção do hardware com a própria Radofin. “Foi uma maneira rápida de entrar de maneira competitiva no crescente mercado de videogames.”, conta Scott.

Então haviam muitos consoles com o mesmo hardware, mas com slots de cartucho com tamanhos e pinagens diferentes. Veja a lista de consoles baseados no chipset da Signetics:

  – Audiosonic PP-1292 Microprocessor da Alemanha em 1978

  – Acetronic MPU 1000 da Inglaterra em 1979

  – Grundig Super Play 4000 da Alemanha em 1979

  – Societe Occitane OC2000 da França em 1979 

Esse sistema não ficou restrito somente à Europa. Outras marcas o lançaram em diversos países, sempre com o mesmo hardware, como o Fountain Programmable Video System lançado em 1979 na Nova Zelândia e o Koerting TVC 4000 lançado na Argentina também em 1979.

Segundo Laury Scott a Signects desenvolveu vários jogos para a plataforma, mas a Radofin tinha seus próprios programadores em Hong Kong. Ainda segundo ele, a Radofin desenvolveu a sua própria versão de “Space Invaders”. Além da Signetics outras empresas chegaram a desenvolver jogos exclusivamente para seus respectivos consoles ou os copiaram e revenderam sobre suas marcas como comenta Scott, “Recentemente descobri que a Interton havia copiado nosso Space Invaders e vendido com outro nome”. Como a pinagem dos cartuchos era diferente, os entusiastas, na ânsia de experimentar jogos não lançados para o seu modelo de videogame, criaram um mercado paralelo de adaptadores. Para se ter uma ideia, ainda hoje há grupos na internet que os constroem. Outro caso interessante é o um jogo de xadrez chamado Chess que, ao que tudo indica, estava sendo desenvolvido pela Radofin, que nunca o lançou oficialmente. Quem conta a história é um usuário do fórum AtariAge, Lee Macey, que comprou um lote de videogames 1392/1292 e recebeu junto um cartucho com um jogo de xadrez. Ele conta que quando conseguiu abrir o cartucho, descobriu tratar-se de um protótipo do jogo Chess 2, nunca lançado pela Radofin. Só que a Interton lançou essa versão para seu console. “O Chess 2 foi lançado apenas no Interton, os chips confirmam que é a versão do Chess 2, pois são 6k Rom e 1k Ram, enquanto a versão lançada é 4k Rom e 1k Ram e o tabuleiro está realmente estampado CHESS II.”, conta Lee. Se o jogo foi cedido pela Radofin para a Interton ou esta o conseguiu pela Signetics, dificilmente saberemos.

Jogo Chess 2 desenvolvido pela Radofin, mas nunca lançado por ela, foi lançado oficialmente pela Interton. Foto Lee J. Macey. Reprodução Autorizada.
Jogo Chess 2 e sua parte interna. Foto Lee J. Macey. Reprodução Autorizada.

Outro detalhe interessante e que denota a mesma origem dos consoles são seus controles e sua carcaça. Os controles do VC 4000 e do 1292 são quase idênticos sem falar nas inúmeras semelhanças entre o design dos videogames. Isso fica ainda mais evidente quando olhamos os demais consoles lançados após esses dois. As semelhanças são tantas que uma pessoa desavisada pode achar que se trata do mesmo aparelho com cores diferentes.

Esses consoles baseados na tecnologia da Signetics duraram até meados de 1984 e concorreram com o Atari VCS/2600, o Philips Videopac, o Mattel Intellivision e, no final, com o poderoso ColecoVision. Nos Estados Unidos somente o console Emerson Arcadia foi lançado, mas ele já era baseado em um hardware diferente e os jogos não eram totalmente compatíveis com os do VC 4000 e 1292, ou foi o que se achou na época. Posteriormente descobriram se tratar de uma evolução do microprocessador Signetics 2650 e adaptadores foram construídos para o Emerson Arcadia tornando possível que alguns jogos europeus funcionem no console, o que também ocorreu na Europa, possibilitando que alguns jogos do Arcadia rodem nos seus irmãos.

Os jogos eram bem mais simples do que os gerados pelo Atari VCS/2600 só mostrando 4 cores simultaneamente e com gráficos menos elaborados, mesmo assim, eram superiores aos conseguidos pelo Videopac G7000 da própria Philips. O sistema de som também não ajudava muito e era restrito a um único canal de som que gerava alguns ruídos e bipes. Cerca de 50 jogos diferentes foram lançados, aí incluindo todos os consoles.

Esses sistemas foram bastante populares na Europa e tem um grande grupo de fãs. Aqui no Brasil nenhum deles foi lançado, apesar de um modelo ter sido feito para o mercado argentino. Por aqui o domínio foi do Atari 2600, seus clones e do Philips Odyssey.

Resumo

Nome Oficial:

1292 Advanced Programmable Video System Interton VC 4000

Fabricante:

Radofin

Interton Eletronic

Data de Lançamento:

1978

Descontinuado:

Regiões de Lançamento:

Jogos Lançados Oficialmente:

Preço no Lançamento:

Preço Atualizado 2025:

Unidades Vendidas Oficialmente:

1984

Europa, Ásia, Austrália e Argentina

50 Jogos

US$ 143

US$ 715

Desconhecido

Ficha Técnica

CPU:

Velocidade da CPU:

Memória:

Signetics 2650A1 de 8 bits

887 KHz

37 bytes de memória no processador, 4 KB de memória VRAM e memória RAM nos cartuchos

Vídeo:

Signetics 2636 rodando a 3.58 MHz

Resolução de Tela:

218×200

Cores:

8 cores sendo 4 simultâneas

Áudio:

1 canal mono

Controles:

Dois joysticks, com dois botões de disparo, conectados ao console por cabo com conector destacável

Mídia dos Jogos:

Cartucho com ROM de 2 KB até 6 KB

Saída de Vídeo:

Sinal de vídeo RF modulado