12 de dezembro de 2025

1947 – Dispositivo de Diversão com Tubo de Raios Catódicos

Em janeiro de 1947 Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann apresentaram a Patente US 2455992 em que descreviam um dispositivo onde um jogador poderia interagir com uma máquina: era o “Dispositivo de diversão com tubo de raios catódicos”.

O conceito de Goldsmith Jr. e Mann não era muito complexo para os padrões de hoje, mas, na época, era no mínimo impressionante. Inspirados por uma tela de radar, os dois projetaram não apenas o primeiro videogame, mas o primeiro jogo inspirado na Segunda Guerra Mundial. Usando uma tela CRT e feito para parecer um radar, o jogador, usando um controle com dois mostradores e um único botão, movia um ponto desenhado em vetor pela tela, mirando aviões pintados em uma sobreposição transparente. Uma vez que o ponto estivesse sobre um avião, o jogador pressionava o botão, enviando um míssil contra ele. O jogador vencia se acertasse todos os alvos dentro de um tempo estabelecido. A cada rodada bem-sucedida o jogo ficaria mais difícil, adicionando um desafio real ao jogo. Goldsmith e Mann realmente pensaram em tudo. Bom, quase tudo, já que o dispositivo não tinha capacidades gráficas reais. O “Dispositivo de diversão com tubo de raios catódicos”, além de não ter ganhado um nome mais interessante, nunca foi apresentado ao público, sendo exibido somente para um pequeno grupo dentro dos Laboratórios Allen B. DuMont.

U.S. Patent 2455992, the Cathode-Ray Tube Amusement Device. Imagem Domínio público.

Para muitos, esse não é nem mesmo considerado o primeiro videogame ou jogo de computador criado, pois o dispositivo usa componentes eletrônicos puramente analógicos e não usa nada que o faça sequer parecer com um computador digital, já que não conta com nenhum dispositivo de memória ou sequer executa um programa. É plausível que não seja realmente o primeiro jogo de computador, mas, como videogame ele tem tudo o que é necessário para sim, ser considerado um e, provavelmente, o primeiro videogame da história. Então vejamos:

 – Tem um vídeo para mostrar as imagens.

 – Tem controles.

 – Permite uma interação com a máquina que vai ficando mais difícil no decorrer do jogo.

 – É gerado por um processo eletrônico, apesar de não ser um programa de computador.

Está tudo aí!

O fato de ser considerado analógico, deve-se aos componentes conhecidos como válvulas de vácuo ou válvulas termiônicas, que faziam basicamente o que os atuais transistores fazem. Então sim, podemos considerar o “Dispositivo de diversão com tubo de raios catódicos” como o primeiro videogame já criado.

A existência dessa invenção era desconhecida até meados do ano 2000 quando, em 2002, Ralph Baer e David Winter, um colecionador francês, encontram uma caixa contendo diversos documentos enquanto procuravam por protótipos do Odyssey em um antigo armazém da Magnavox. Um dos documentos nessa caixa era a patente do  Dispositivo de diversão com tubo de raios catódicos. Baer, então, contratou Winter para investigar e encontrar provas de que a patente era verdadeira. No processo, Winter não só conseguiu as provas como encontrou uma patente ainda mais antiga, de 1947. Em 2005, Winter publicou a patente em seu site e a partir de então tudo começou a se descortinar. Infelizmente, o produto ficou somente no protótipo que se perdeu no tempo, sobrando sua patente e não existindo nem mesmo fotografias do equipamento original. Segundo o professor de física William Brantley, colega de Goldsmith na década de 1960, o próprio Thomas Goldsmith teria lhe dito que sua invenção não era “conveniente” devido ao seu grande volume, do calor que gerava e dos riscos de curto-circuito.  Provavelmente, uma ideia avançada demais para 1947.