12 de dezembro de 2025

1951 – Jogo de Damas

Em janeiro de 1951 o NPL – National Physical Laboratory finalizou, com sucesso, a construção de uma versão reduzida do computador projetado por Alan Turing: o Automatic Computing Engine (ACE), cujo conceito datava de 1945. Por ser uma versão reduzida, o computador foi batizado de Pilot ACE. Entretanto, Alan Turing não ficou para ver o término da construção. Ele saiu do NPL, desiludido com a demora na execução do projeto. O Pilot ACE era composto por 800 válvulas termiônicas, tinha memória com capacidade de 128 palavras de 32 bits que, posteriormente, foi aumentada para 352 palavras, e velocidade de processamento de 1 MHz, que era bem rápido para a época. Inicialmente considerado como um protótipo, ficou claro logo no início do seu funcionamento que o computador era um recurso computacional muito útil em uma época em que esses equipamentos eram bastante raros.

O computador Pilot ACE no NLP. Imagem courtesia do NPL

O programa do jogo de damas surgiu da mente do pioneiro cientista da computação Christopher Strachey que é um dos cientistas por trás do design das linguagens de programação, conceitos da multitarefa por compartilhamento de tempo em computadores e um dos pais da semântica denotacional que é um método formal para definir a gramática das linguagens de programação modernas, segundo Robert W. Sebesta, autor do livro Programming Languages de 2004.

Strachey, por um amigo em comum, foi apresentado a Mike Woodger, que o levou para conhecer o recém-construído Pilot ACE. A partir de então ele desenvolveu o jogo de damas ou draughts game na sua versão original, durante seu tempo livre. Ele teve a ideia ao ler um artigo escrito por Donald Davies, do NPL, chamado “A Theory of Chess and Noughts and Crosses“, publicado na edição de junho de 1950 da Penguin Science News. Xadrez, entretanto, exigiria muito mais processamento e memória do que o Pilot ACE era capaz de oferecer, por isso Strachey simplificou desenvolvendo o jogo de damas. Em maio de 1951 ele já tinha uma versão preliminar do programa. Após corrigir os erros, ele tentou rodar o programa pela primeira vez em julho de 1951 provocando um crash no computador. O programa simplesmente consumiu toda a memória existente, causando um travamento. Esse é o bisavô da tela azul do Windows. Mesmo com vários ajustes Strachey foi derrotado pela falta de capacidade do computador em rodar seu programa.

Na primavera seguinte, Strachey, por meio de Woodger, ficou sabendo do novo Ferranti Mark I que acabara de ser instalado na Universidade de Manchester e que era um computador com capacidade muito superior a do Pilot ACE. Na época, Alan Turing era o diretor-assistente do Laboratório de Máquinas de Computação da universidade e havia escrito o manual do programador para o Mark I. Strachey, que conhecia Turing da época em que estudou no King´s College, solicitou uma cópia do manual, sendo prontamente atendido. Aliás, consta que Turing ficou tão impressionado com a ideia de Strachey que o incentivou a terminá-la e, no verão de 1952, já era possível jogar damas no Ferranti Mark I. O jogador podia fazer o embate contra o próprio computador, cujos movimentos eram impressos em um teletipo — uma espécie de máquina de escrever automatizada. O jogador usava interruptores para selecionar a jogada e o Mark I, que tinha dois pequenos monitores de vídeo CRT monocromáticos, mostrava o estado atual do jogo em uma e a nova jogada na outra tela.

Painel do Ferrant Mark I na Universidade de Manchester. Cortesia da Curadoria da University of Manchester.

Esse foi o primeiro jogo de computador criado para rodar em um computador de uso geral e não em uma máquina especialmente construída para isso como o Nimatron, Bertie e o Nimrod. O jogo de damas de Strachey também foi um dos primeiros a exibir as imagens do jogo em uma tela, juntamento com OXO de A.S. Douglas. Infelizmente não existem imagens do jogo original.

Em 1952, Arthur Samuel, inspirado por uma apresentação de Strachey em Toronto, criou seu próprio jogo de damas em um computador IBM 701. Claro, houve muitos outros jogos criados em 1951 e 1952, como o primeiro jogo de xadrez limitado — os computadores da época, como previra Strachey, não eram capazes de um processamento tão complexo em tempo hábil — criado por Dietrich Prinz em 1951 e que rodava, também, no Ferranti Mark I da Universidade de Manchester e que resolveu pela primeira vez um problema de Mate-em-dois, parte final de um jogo de xadrez. Também houve simuladores de combates diversos criados em organizações de pesquisa militar como a Rand Corporation. Porém há pouca ou nenhuma documentação sobre esses simuladores ou jogos por estarem confinados em instalações que trabalhavam com projetos altamente secretos.